segunda-feira, 30 de março de 2009

Cinco vidas por uma!

"Em sua caminhada matinal, você vê um bonde correndo nos trilhos, com o condutor caído sobre os controles. No caminho do bonde, há cinco homens trabalhando nos trilhos, alheios ao perigo. Você está parado numa bifurcação dos trilhos e pode puxar uma alavanca que desviará o bonde para um ramal, salvando os cinco homens. Nesse caso, infelizmente, o bonde atropelaria um único homem que está trabalhando no ramal. É permissível acionar a alavanca, matando um homem para salvar cinco? Quase todo mundo diz "sim". Agora imagine uma cena diferente. Você está numa ponte olhando para os trilhos e avistou o bonde desgovernado aproximando-se dos cinco trabalhadores. Agora, o único modo de deter o bonde é atirar um objeto pesado em seu caminho. E o único objeto pesado próximo é um homem gordo parado ao seu lado. Você deve atirar o homem da ponte? "


Minha conclusão:
Será que seria válido eu empurrar uma pessoa que está comigo, ou perto de mim, para salvar outras cinco?
Existem outras formas, outros meios, para solucionar problemas parecidos. Apesar dessa história ou hipótese nçao ser uma história verídica, existem hoje em dia, situações iguais ou parecidas. Quantos filmes ou livros contam histórias assim, ou parecida como essa?
Existe um filósofo, Nicolau Maquiavel = "Os fins justificam os meios" (onde ele nunca disse isso, mas atribuem essa frase a ele, pelos pensamentos e ideias do livro O principe, que são exatamente essas). Mas, eu sou COMPLETAMENTE contra essa frase Marxista, pois se os fins justificam os meios, então, se alguém roubar comida para matar a fome, não seria crime. Matar alguém por estar com raiva deste, não seria crime também!
Os fins não justificam os meios, se justificasse, não existiriam as leis, contudo, não quer dizer que as pessoas devem ser egoístas, e sim solidárias quando acharem propício!!!
Essas situações são situações críticas que não devem ser solucionadas atraves do seu impulso, pensar, repensar e refletir, é a melhor escolha!

5 comentários:

  1. se tirar a vida de uma presidiário fosso o necessário para que um cientista descubrisse a cura para o cancer e evitasse o sofrimento de milhares de pessoas e criancinhas indefesas, você não o faria?

    ResponderExcluir
  2. Victor Callari,
    Bom, eu acho que um erro não justifica o outro, tirar a vida de alguém é contra a lei.
    É como estou dizendo, Os fins NÃO justificam os meios, por isso sou contra a ideia do Maquiavel.

    "Se fosse um parente meu, doente, seria muito tentador tirar a vida do presidiário para salvar meu parente, mas, isso não justifica nada."

    ResponderExcluir
  3. Sabe acho que 5 vida vale mais que um, mas asvezes as 5 não vale um!eu acho que todo o homem tem direito de viver não importa sua condições todos querem viver!e pergunto ao Victor Callari, SE FOSSE VC NA PONTE? VC ACHARIA CERTO EU MATAR VC PARA SALVAR AS 5 PESSOAS? mas Lucas eu concordo com vc os meios não justifica os erro, mas para mim neste mundo não existe lei, lei é para aqueles que quer está por cima de tudo! não importa se é parante ou não, Céu e sempre Céu e Humanos é sempre humanos! comclusão o amor vali mais que tudo então temo que dar um geito de salvar anbus.

    ResponderExcluir
  4. 'os fins justificam os meios'
    seria a mesma coisa que dizer que a morte é preço que se paga para viver. não acho que nós devemos fazer e esperar os resultados, se não, algo importante como uma prova estaria perdida, afinal não ouve preparação para ela.
    Penso que os meios são as justificativas dos fins, porque vc só alcança o que quer quando há toda uma preparação. Esse jeito de ver trás toda uma importância para os meios, os atos e torna os fins, as consequências, só um mero detalhe.

    ResponderExcluir
  5. Larissa, então se eu não gostasse o bastante por exemplo deste depoimento que fizesse no meu blog, e fosse o motivo para eu não gostar de você e ter a iniciativa de tentativa de lhe matar, eu então não poderia ser preso, pois eu lhe matei porque não gostei do seu depoimento. Sendo assim, o fim justificou o assassinato. Correto?

    ResponderExcluir